Wednesday, 11 April 2018

Sistema de negociação da mesopotâmia


Sistema de comércio de mesopotâmia
A bacia da Mesopotâmia era o berço da escrita. O sistema de escrita cuneiforme desenvolvido aqui foi a primeira forma de comunicação além do uso de pictogramas.
Os primeiros sistemas de escrita evoluíram de forma independente e aproximadamente ao mesmo tempo no Egito e na Mesopotâmia, mas a bolsa de estudos atual sugere que a escrita da Mesopotâmia apareceu primeiro. Esse sistema de escrita, inventado pelos sumérios, surgiu na Mesopotâmia por volta de 3500 aC. No início, esta escrita era representacional: um touro pode ser representado por uma foto de um touro, e um pictograma de cevada significou a palavra cevada. Embora a escrita tenha começado como imagens, este sistema foi inconveniente para transmitir qualquer coisa além de substantivos simples, e tornou-se cada vez mais abstrato à medida que evoluiu para abranger conceitos mais abstratos, eventualmente tomando forma na primeira escrita do mundo: cuneiforme. Uma civilização cada vez mais complexa encorajou o desenvolvimento de uma forma de escrita cada vez mais sofisticada. Cuneiform veio a funcionar tanto fonética (representando um som) e semântica (representando um significado, como um objeto ou conceito) ao invés de apenas representar objetos diretamente como uma imagem.
Este plano de aula, destinado a ser utilizado no ensino da história mundial nas notas médias, destina-se a ajudar os alunos a apreciar o desenvolvimento paralelo e a crescente complexidade da escrita e civilização nos vales Tigris e Eufrates na antiga Mesopotâmia. Você pode usar esta lição de forma independente como uma introdução à civilização da Mesopotâmia, ou como um ponto de entrada no estudo da história e da cultura da Suméria e da Babilônia.
Questões Guia.
Como surgiu a escrita cuneiforme e evoluiu na Mesopotâmia antiga? Como o sistema de escrita cuneiforme afetou a civilização da Mesopotâmia?
Objetivos de aprendizado.
Aponte para artefatos específicos para demonstrar a forma como o sistema de escrita na Mesopotâmia foi transformado. Analise os propósitos que a escrita serviu na Mesopotâmia com ênfase na forma como esses fins evoluíram à medida que a civilização mudou. Obtenha uma compreensão básica das formas em que o desenvolvimento dos sistemas de escrita e o desenvolvimento da civilização estão ligados.
Fundo.
A civilização mais antiga conhecida se desenvolveu ao longo dos rios Tigris e Eufrates no que é agora o país do Iraque. O desenvolvimento da agricultura bem sucedida, que dependia dos solos férteis da região e de um sistema de irrigação que aproveitava o seu abastecimento de água consistente, levou ao desenvolvimento das primeiras cidades do mundo. O desenvolvimento de uma agricultura estável através da irrigação significava que as pessoas não precisavam mais seguir fontes de alimentos variáveis. Com esta estabilidade, os agricultores da região conseguiram domesticar animais, como cabras, ovelhas e gado. Eles cultivaram com sucesso grãos de cevada e outros, desde os quais começaram a produzir alimentos básicos e outros produtos, como pão e cerveja. À medida que suas práticas agrícolas se tornaram mais bem-sucedidas, os agricultores conseguiram criar excedentes. A fim de garantir o rendimento das culturas, um sistema de canais foi escavado para desviar a água para a agricultura e diminuir o impacto das inundações anuais. Com esses avanços, uma população significativa de agricultores, pastores e comerciantes bem-sucedidos conseguiram ir além da agricultura de subsistência. Uma série de reinos sucessivos - Sumer, Akkadia (também soletrou Accadia), Assyria, cidades construídas pela Babilônia com arquitetura monumental, em que o comércio e o comércio prosperavam, e até as primeiras formas de encanamento foram inventadas para a classe dominante.
O desenvolvimento do comércio foi um dos vários fatores importantes na Mesopotâmia que criou uma necessidade de escrita. O desenvolvimento de sociedades complexas, com hierarquias sociais, propriedade privada, economias que apoiam as autoridades financiadas por impostos e comércio, tudo combinado para criar uma necessidade de registros escritos. O sistema cada vez mais sofisticado de escrita que desenvolveu também ajudou a civilização a se desenvolver, facilitando o gerenciamento de sistemas comerciais, religiosos, políticos e militares complexos.
A primeira escrita conhecida originou-se com os sumérios cerca de 5500 anos atrás. A escrita não foi inventada para contar histórias das grandes conquistas de reis ou de documentos legais importantes. Em vez disso, a primeira escrita conhecida documentou transações comerciais simples.
A evolução da escrita ocorreu por etapas. Na sua forma mais antiga, as transações comerciais foram representadas por tokens. Uma venda de quatro ovelhas foi representada por quatro tokens projetados para significar ovelhas. No início, tais tokens eram feitos de pedra. Mais tarde, eles foram criados a partir de argila. Os tokens foram armazenados como um registro de transações.
Na próxima fase de desenvolvimento, pictogramas (imagens simples de um objeto) foram desenhadas em argila úmida, e essas imagens substituíram os tokens. Os escribas já não desenharam quatro pictogramas de ovelhas para representar quatro ovelhas. Em vez disso, o número para quatro foi escrito ao lado de um pictograma de ovelhas.
Através deste processo, a escrita estava se desentendendo da representação direta. Sistemas de números mais complicados começaram a se desenvolver. Os símbolos pictográficos foram refinados no sistema de escrita conhecido como cuneiforme. A palavra inglesa cuneiforme vem do cuneus latino, que significa "cunha". Usando cuneiformes, os símbolos escritos poderiam ser feitos rapidamente por escribas altamente treinados através do uso habilidoso do final em forma de cunha de uma caneta de cana. Eventualmente, a escrita tornou-se fonética e representacional. Uma vez que o sistema de escrita passou de ser pictográfico para escrita fonética, poderia comunicar abstrações de forma mais eficaz: nomes, palavras e idéias. Com cuneiformes, os escritores podiam contar histórias, relacionar histórias e apoiar a regra dos reis. Cuneiform foi usado para gravar literatura como a Epic de Gilgamesh - o épico mais antigo ainda conhecido. Além disso, o cuneiforme foi usado para se comunicar e formalizar sistemas legais, o mais famoso Código de Hammurabi.
Instruções de preparação.
Para obter informações detalhadas adicionais sobre o desenvolvimento da escrita na Mesopotâmia, leia a Introdução à Coleção Cuneiforme disponível através da biblioteca pública de Internet do recurso EDSITEment. Revise todos os sites e materiais que os estudantes verão. Baixe fotografias de artefatos que os alunos estarão exibindo offline. Faça o download e prepare, se necessário, os folhetos do PDF para download para esta lição. Você pode querer consultar as seguintes lições EDSITEment sobre sistemas de escrita antigos, projetados para estudantes mais jovens, que contêm elementos que podem ser adaptados para o ensino médio:
Atividades da lição.
Atividade 1. Por que o crescente fértil?
Esta primeira atividade apresentará os alunos à parte do mundo onde a escrita foi desenvolvida pela primeira vez - a área uma vez chamada Mesopotâmia, que estava localizada no que hoje é o país do Iraque. As primeiras cidades conhecidas hoje surgiram na Mesopotâmia, uma área que faz parte do que às vezes é chamado de Crescente fértil. Quais pistas podemos obter da geografia da região para explicar por que a Mesopotâmia tornou-se o "berço da civilização"? Compartilhe com os alunos a introdução do Museu Britânico à Mesopotâmia: Geografia, disponível através do recurso revisado pela EDSITEment The Oriental Institute: The University of Chicago. Em seguida, use o recurso Geografia: Explore para investigar uma variedade de mapas da região, escolhendo-os no menu suspenso.
Veja o mapa político moderno da área com a classe. Pergunte aos alunos: Com qual dessas cidades você conhece? O que você percebe sobre os locais dessas cidades modernas? Em seguida, veja o mapa das Cidades antigas. Pergunte aos alunos: onde foram localizadas a maioria das cidades? Porque lá? Como a sua localização se compara com a das cidades contemporâneas? Em seguida, veja o Mapa de Terreno com os alunos e peça-lhes para responder a seguinte pergunta: Olhe para o nordeste da Mesopotâmia. Por que essa área não é tão hospitaleira para a agricultura? O sudoeste? Finalmente, veja o Mapa de Recursos Naturais com a classe e peça-lhes que respondam a estas perguntas: a Mesopotâmia foi rica em agricultura. Por que o comércio vibrante se desenvolve na região maior mostrada no mapa? Uma das razões é que, embora a área fosse rica em agricultura, era pobre em muitos recursos naturais? Quais elementos no terreno também permitiram à Mesopotâmia desenvolver comércio (prestar especial atenção aos rios, terreno relativamente plano)?
Atividade 2. Cronograma da Mesopotâmia.
Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao período de tempo em que a primeira redação se desenvolveu e os principais eventos que coincidiram com esse desenvolvimento na antiga Mesopotâmia.
Distribua a atividade Timeline: Mesopotamia 4000-1000 BCE que está disponível como PDF para esta lição, ou você pode fazer isso como uma atividade on-line. Observe que a linha de tempo cobre um período prolongado, e não todos os quais serão abordados em detalhes nesta lição. Esta atividade dará aos alunos que não tiveram leituras sobre a história do Oriente Médio e, especificamente, sobre a Mesopotâmia, a oportunidade de obter alguma compreensão contextual do desenvolvimento da escrita cuneiforme. Para os alunos que tiveram a oportunidade de aprender sobre a Mesopotâmia, este exercício irá lembrá-los de alguns dos principais eventos da história da área.
Distribua o folheto de Timeline Labels, que está disponível como PDF para esta lição. Se for prática, você pode projetar a linha de tempo em uma tela ou redesenhar a linha de tempo na placa.
Como uma classe, observe os rótulos. Qual a hipótese dos alunos que aparecem mais cedo / mais tarde na linha do tempo?
Divida a classe em pequenos grupos de três ou quatro e atribua a cada grupo uma das etiquetas. Os alunos podem escanear os dois resumos de eventos-chave na história da Mesopotâmia que estão disponíveis no recurso da rede EDSITEment Metropolitan Museum of Art:
Esses cronogramas de eventos-chave podem ser usados ​​pelos alunos para determinar onde cada rótulo deve ser colocado e indicar quando certas inovações se tornaram importantes.
Nota: Cuneiform continuou a ser usado na Mesopotâmia até o primeiro milênio aC, no entanto, como esta lição está se concentrando no desenvolvimento inicial do sistema de escrita, a linha de tempo nesta atividade terminará antes que a escrita cuneiforme deixe de ser usada.
Movendo-se em ordem cronológica, coloque os rótulos na linha do tempo. Cada grupo deve trabalhar em conjunto para fornecer qualquer informação adicional sobre o desenvolvimento que estava no resumo do evento. Desafie os alunos a reunir uma simples narrativa de desenvolvimentos no Vale do Rio Tigris-Eufrates com base nos eventos na linha do tempo.
Que desenvolvimentos na civilização teriam sido facilitados por ou mesmo exigir um sistema de escrita?
Actividade 3. Empregos na Mesopotâmia.
Nesta atividade, os alunos começarão a pensar sobre o desenvolvimento e a urbanização da civilização da Mesopotâmia, pensando nos tipos de ocupações que se desenvolveram ao longo do tempo. Os alunos também começarão a pensar sobre a relação entre a evolução da civilização na Mesopotâmia e como a escrita aumentou seu desenvolvimento.
Os alunos provavelmente já estudaram em suas aulas sobre a mudança das sociedades humanas da busca nômade do jogo e da vegetação selvagem, do cultivo estabelecido e, eventualmente, de aldeias, cidades e cidades estabelecidas. À medida que as sociedades se tornaram, primeiro, mais resolvidas como fazendeiras e, em certos lugares, mais urbanizadas à medida que algumas populações se tornaram pessoas da cidade, quais tipos de novas tarefas e empregos deveriam ser feitos?
Peça aos alunos que retornem às suas planilhas da linha do tempo. Com base no que os alunos aprenderam com a atividade da linha do tempo, o que eles acham que são alguns trabalhos que provavelmente existiram na Mesopotâmia antiga: fazendeiro? Comerciante? Governante? Construtor? Outras? Divida a classe em pequenos grupos e peça a cada grupo que trabalhe em conjunto para criar uma lista de empregos que acreditam que possam ter existido na Mesopotâmia antiga. Peça a cada grupo para contribuir com um trabalho para uma lista em execução que será escrita no quadro. Você pode desejar ao redor da sala duas ou três vezes.
Você pode baixar uma lista de algumas ocupações que faziam parte da vida na antiga Mesopotâmia. Esta não é uma lista abrangente, mas dará a sua classe uma idéia do que era a vida na Mesopotâmia antiga. Você pode usar essa lista como um ponto de comparação com a lista que a classe compilou. Os alunos podem se surpreender ao descobrir quais ocupações eram e não faziam parte da vida na antiga Mesopotâmia. Peça aos alunos que pensem nas seguintes questões:
Quais são alguns dos trabalhos que os alunos não alistaram? Quais são alguns dos trabalhos que os estudantes não esperariam na lista, como o trabalhador da fábrica? Que trabalhos na lista não existem mais? Quais empregos não são familiares para os alunos? Se os estudantes se surpresassem em aprender alguns dos empregos listados existiam na Mesopotâmia antiga? Que ocupações eles acham serem as mais comuns? Por quê? Qual dos empregos da lista faz parte de uma indústria, comércio ou profissão com necessidade de manutenção de registros? Explique suas respostas.
Discuta as ocupações que exigiriam a manutenção de registros brevemente. Você pode querer discutir o papel da classe sacerdotal na Mesopotâmia antiga, como sacerdotes de elite, mesopotâmicos, que têm um papel amplamente expandido na sociedade do que os estudantes que tenham experimentado hoje com membros do clero. Os sacerdotes da antiga Mesopotâmia faziam parte da classe dominante, e grande parte do dinheiro do imposto que foi coletado foi para os sacerdotes e os templos. Em seguida, peça aos alunos que discutam as seguintes questões. Você pode querer que eles trabalhem juntos em pequenos grupos.
Teria sido possível completar as tarefas dessas profissões sem poder escrever nada? Como? Se não houvesse registros escritos relacionados a essas ocupações, como isso afetaria a ocupação? Como poderia ter facilitado? Como pode ter dificultado? Os alunos pensam que a aparência dessas ocupações pode ter afetado o desenvolvimento da escrita? Como?
Atividade 4. Pensando em escrever.
Além da base histórica para essas atividades, esta lição é também sobre a natureza da linguagem escrita, como ela evolui e como serve a civilização.
Peça aos alunos os propósitos de escrever no mundo hoje. Você pode querer que eles discutam questões como:
Onde a escrita é usada como dispositivo de comunicação primário? Qual informação é transmitida? Quando é usado além de outras formas de comunicação - como falar? Para o que eles usam formas escritas de comunicação?
Em seguida, peça-lhes que imaginem que, em um instante, todo o conhecimento da escrita alfabética desapareceu. Somente o desenho de imagens simples permaneceu como meio de comunicação escrita. Ter o brainstorming da classe: quais seriam algumas das coisas mais essenciais para as quais você precisaria de sinais? Quais objetos, conceitos e idéias são aqueles que você se certificaria de serem padronizados e aprendidos de imediato?
Revise a lista de sinais essenciais que a classe compilou. Peça aos alunos que criem alguns deles e desenhe-os no quadro. Veja se alguns voluntários podem usar esses sinais "padronizados" para juntar uma mensagem que outra pessoa da classe realmente entenderá. Discutir exemplos de mensagens relativamente fáceis de comunicar com pictogramas e outros que seriam mais difíceis. Usando os sinais que você fez hoje e assumindo que você teve milhares mais como eles, você poderia escrever:
Seu nome? (Talvez, se o seu nome corresponde a um substantivo concreto, como Bush, mas não se o seu nome for Clinton. Os verbos gostam de: andar, correr, voar? Adjetivos como: delicioso, adorável, incrível? As palavras: "Vida, liberdade e a busca da felicidade? Qualquer um dos seguintes títulos de músicas lançadas em 2004? Quais?
Peça aos alunos para discutir as seguintes questões:
O que a escrita de fotos faz bem? Os alunos podem notar que as pictogramas podem representar substantivos, números pequenos e algumas preposições: "Dois homens a cavalo." Que vantagens tem a escrita de imagens? Os alunos podem notar que mesmo aqueles sem conhecimento especializado podem potencialmente entender. Quais são as suas fraquezas? Os alunos devem notar que as imagens pictográficas têm uma capacidade limitada de comunicar coisas como abstrações, sons e certas partes do discurso. Pode um pictograma transmitir como a aparência da palavra que representa?
Escrever na Mesopotâmia antiga surgiu da necessidade - especificamente, a necessidade de manter registros. Gradualmente, a civilização no Vale do Rio Tigris-Eufrates tornou-se mais urbanizada. Eventualmente, desenvolveu-se uma série de sistemas complexos: políticos, militares, religiosos, legais e comerciais. A escrita também foi desenvolvida, tornando-se essencial para esses sistemas.
A escrita permitiu que esses sistemas complexos surgissem ou os sistemas complexos criassem a necessidade de um sistema de escrita mais sofisticado? Peça aos alunos para se lembrar de uma vez que eles começaram a fazer uma tarefa e então perceberam em algum momento que eles deveriam estar escrevendo coisas para baixo? Por exemplo, eles podem imaginar organizar uma coleção de cartões de negociação escrevendo categorias. A escrita mudou a maneira como eles se aproximaram da tarefa? Por exemplo, eles podem pensar em decidir fazer listas de cartões por categoria. Eles poderiam fazer a tarefa sem escrever, mas escrever seria melhor habilitá-los a fazê-lo - agora os cartões são organizados por categoria e há uma lista para verificar contra identificar cartas perdidas. Peça aos alunos que pensem sobre as seguintes questões à medida que acompanham a evolução da civilização e da escrita na Mesopotâmia antiga:
Que tipos de tarefas podem ser realizadas sem escrever? Que tipos de tarefas não podem ser realizadas sem escrever? Poderia um país ser governado, um exército treinado, uma religião organizada, leis mantidas, edifícios construídos, produtos comercializados, culturas levantadas e vendidas sem escrever? Como a escrita aumenta a capacidade de fazer essas coisas?
Atividade 5. Cevada e História da Escrita.
Nesta atividade, os alunos serão apresentados ao primeiro sistema de escrita do mundo - cuneiforme - à medida que eles trabalham através da atividade on-line interativa do site da Mesopotâmia do Museu Britânico. A História da Escrita, disponível através do recurso EDSITEment The Oriental Institute: The University of Chicago.
Introduza a atividade pedindo aos alunos que pensem sobre a nossa palavra "cevada". Quantos alunos sabem o que é a cevada? Como isso é usado? Em que aspecto se encontra em seu estado natural? Você pode querer esboçar a cevada no quadro, ou mostrar uma fotografia de cevada, como essa fotografia, disponível na biblioteca pública da Internet da Internet Disclaimed Review.
A cevada foi uma cultura muito importante na antiga Mesopotâmia. Um pictograma, uma representação pictórica da cevada - presumivelmente como a que você desenhou no quadro - é um dos sinais que encontramos nos exemplos mais antigos de escrita da região. A primeira representação escrita da cebola na Mesopotâmia era uma imagem. Peça aos alunos que pensem e discutam as seguintes questões:
Qual é a relação entre a aparência da palavra "cevada" e a própria cevada? Quais são os elementos da nossa palavra para a cevada - como sabemos que os símbolos que compõem a palavra representam o grão?
Os alunos devem ter a idéia de que na palavra escrita "cevada" são as representações fonéticas dos sons da palavra, como dizemos, que conectam a palavra escrita ao conceito. Cevada na Mesopotâmia foi chamada "ela".
Em seguida, navegue com a classe ou peça que os alunos navegem por conta própria, através do site The Story of Writing. Cada página contém informações sobre o histórico eo desenvolvimento do personagem cuneiforme para a palavra "cevada" ao longo do tempo. Os alunos devem completar o questionário Treasure Hunt: Bowling for Barley, que está disponível como PDF, bem como na forma de uma atividade on-line. Certifique-se de que os alunos estejam cientes de muitas oportunidades para clicar no rótulo "Mais", que fornecerá informações e definições adicionais. Algumas das respostas à caça ao tesouro estão contidas nesses gráficos de informações adicionais, de modo que os alunos devem ter certeza de lê-los.
Quando os alunos completaram as respostas para a caçada ao tesouro, a classe discuta as respostas a cada uma das perguntas, que estão disponíveis na rubrica do professor. Peça aos alunos que respondam as seguintes perguntas na discussão em sala de aula. Para classes maiores, você pode dividir a classe em pequenos grupos e ter cada grupo trabalhando para responder a uma das seguintes questões, que elas devem compartilhar com o resto da aula.
Como a escrita evoluiu na Mesopotâmia antiga? Os alunos devem observar aqui a progressão da imagem representacional, para o símbolo, para a representação fonética. Por que os alunos pensam que os antigos Mesopotâmicos decidiram mudar o sistema de escrita, apenas de imagens (pictogramas) para as formas cuneiformes? Os alunos podem pensar algumas das seguintes questões para ajudá-las a entender o processo: A mudança permitiu que os antigos Mesopotâmios incluíssem um número maior ou menor de idéias e objetos em sua escrita? A mudança para o cuneiforme permitiu aos escribas escrever mais rapidamente? Como os usos da escrita se expandiram ao longo do tempo? Lembre aos alunos que os primeiros registros escritos foram feitos para documentar a compra e venda de coisas como cevada ou animais domésticos. Que outros tipos de documentos escritos não estavam entre os primeiros exemplos de escrita? Os alunos devem pensar sobre a mudança da gravação de transações econômicas simples para letras e histórias pessoais. Que tipos de documentos teriam sido desenvolvidos mais tarde? Como a mudança de imagens (representação direta) para cuneiforme (representação abstrata) afeta quem poderia usar o sistema? Os alunos devem refletir sobre a idéia de que um sistema de escrita abstrata exigiria aprender o sistema de sinais. Eles deveriam pensar sobre o nosso próprio sistema de escrita - eles conseguiram compreendê-lo antes que alguém lhes ensinasse a ler e escrever? Uma vez que o sistema de escrita mudou para cuneiforme, quem poderia ter aprendido a ler e escrever? Quem você acha que gostaria de ter um registro da compra e venda de cevada? Você pode lembrar aos alunos que esses registros eram semelhantes aos recibos. Por que as pessoas fazem e mantêm recibos? Isso pode ajudá-los a pensar sobre por que as pessoas queriam acompanhar a compra e venda de cevada.
Atividade 6. Aprendendo com Artefatos.
Nesta atividade, os alunos serão desafiados a fazer hipóteses sobre a civilização na antiga Mesopotâmia. Será útil que os alunos retornem aos cronogramas criados na segunda atividade como ponto de referência ao completar este exercício.
Para ajudá-los a entender a tarefa que eles estarão completando nesta atividade, comece por pedir aos alunos que vejam um objeto contemporâneo sobre o qual a escrita é encontrada, como um centavo. Eles devem imaginar que são do futuro distante. Eles conhecem a língua inglesa, mas eles sabem pouco sobre a América no século XXI. Que hipóteses eles podem fazer a partir de um centavo? Os membros desta civilização desconhecida.
poderia trabalhar com edifícios construídos em metal, como mostrado no reverso da moeda, usando o cabelo facial acreditado em um Ser Supremo ... e assim por diante.
A escrita cuneiforme foi entendida antes de sabermos muito sobre a civilização na antiga Mesopotâmia. Como isso aconteceu? No que é agora o Irã, há uma inscrição esculpida em uma rocha com a mesma mensagem em três idiomas diferentes. Um está em persa (o idioma que ainda é usado no Irã hoje) e outro é o cuneiforme assírio da Mesopotâmia. Em 1835, um inglês - Sir Henry Rawlinson - copiou as inscrições desse rock. Uma vez que ele traduziu o persa, ele pôde usar o persa como uma chave para decifrar o cuneiforme. Como resultado, as pessoas puderam, pela primeira vez, ler a escrita em comprimidos de argila encontrados nas proximidades dos rios Tigris e Eufrates.
Peça aos alunos para pensar sobre a lição anterior em que eles aprenderam sobre como o uso da escrita poderia ter evoluído na Mesopotâmia. A primeira escrita registrou transações agrícolas. Que tipos de pensamentos, idéias, ações ou coisas eram mais fáceis de colocar em imagens? Que tipos de coisas eles acreditavam serem os mais necessários para manter um registro? Depois de pensar em ambas as perguntas, peça aos alunos que tentem imaginar porque é que as transações agrícolas - compra e venda de grãos ou gado - estavam entre as primeiras mensagens escritas na Terra.
Por que era tão importante ter um registro escrito de transações agrícolas? Por que você acha que os primeiros registros registraram a venda de grãos e gado? Por que não outra coisa? Quem gostaria de ter esse registro?
Em seguida, os alunos devem pensar sobre o tipo de efeito que esse tipo de registro pode ter sobre o resto da sociedade. Se houver um registro de quem comprou o tipo de grão, quanto compraram e de quem, o que mais se torna possível?
Quem além do vendedor e do comprador pode querer um registro dessas transações?
Por exemplo, as autoridades que esperam tomar uma parte da receita de impostos podem estar interessadas em ter um registro das transações financeiras que ocorreram. Agora, em vez de tentar adivinhar o quanto eles deveriam taxar alguém, eles tiveram um registro de quanto vale a pena a transação. Ter um registro escrito dessas transações tornaria a coleta de impostos mais exata e eficiente.
Que outros registros podem ter sido úteis para as autoridades manter? Será que eles querem acompanhar os casamentos? Nascimentos? Mortes? Vendas de terrenos? Por quê? De que outra forma os governantes podem usar a escrita para legitimar e ampliar seu poder?
Você pode começar por trabalhar com o modelo abaixo. Para alunos principiantes, você pode desejar projetar um modelo adicional para tornar o processo explícito para seus alunos. Em seguida, divida a classe em pequenos grupos de dois ou três e atribua a cada grupo de estudantes um artefato da Mesopotâmia antiga da lista abaixo. Cada grupo descreverá o seu artefato enquanto mostra uma fotografia do objeto, como as imagens listadas abaixo, que estão disponíveis abaixo através dos recursos da rede EDSITEment. O Museu Metropolitano de Arte, o Instituto Oriental: a Universidade de Chicago e a Biblioteca Pública da Internet. Então, cada grupo apresentará suas hipóteses sobre o que o objeto pode nos dizer hoje sobre a vida na antiga Mesopotâmia. A apresentação à classe procederá em ordem cronológica e deverá tentar responder as seguintes questões:
O que pode ser aprendido sobre a civilização no vale do rio Tigris-Eufrates no momento da criação do artefato? O que no próprio artefato suporta suas hipóteses? Quão importantes eles podem conjecturar linguagem escrita para a sociedade que criou seu artefato?
Nota: Cada uma das seguintes imagens de artefatos vem com uma tradução ou notas explicativas do conteúdo. Todas as páginas on-line oferecem a oportunidade de clicar em vistas adicionais do artefato (geralmente uma visão maior) e / ou informações.
O seguinte é um modelo para o processo desta atividade com o seguinte artefato: Cuneiform Tablet (conta de gado pequeno, cerca de 2000 aC), que está disponível através do EDSITEment web resource Internet Public Library.
O tablet usa alguns pictogramas, bem como uma combinação de marcas e linhas de cunha. Ao investigar este tablet, aprendemos que:
Ovelhas e cabras foram criadas ("Uma ovelha, Ur-Shara", "uma cabra"). Havia pelo menos uma floresta na área ("ovelhas individuais da Floresta do Grande Canal" e o trabalho de "forestero" existia) No momento em que o comprimido estava escrito, os canais foram construídos (o nome "Grande Canal" implica a existência de pelo menos um canal menor.) Havia um sistema organizado de religião ("Lugal-azida, o sacerdote ungido"). O lã foi retirado de ovelha e presumivelmente usado ("fleece plucked"). Foram feitos registros cuidadosos de gado ("Total: 9 ovelhas"). Havia algum tipo de calendário que parece estar relacionado a práticas religiosas ("Enunugal de Ano (anna) foi instalado (como en-priest de) Inanna (de Uruk").
Ao investigar o tablet, os alunos também podem observar características adicionais sobre a civilização que o produziu. Por exemplo, a presença de um calendário estabelecido indica a existência de um sistema numérico bastante sofisticado e a compreensão da astronomia. A nomeação de indivíduos no tablet significa que a linguagem escrita pode representar sons, além de substantivos. Não há verbos no tablet, embora a palavra "arrancada", usada aqui como adjetivo, esteja próxima.
Você pode querer distribuir para cada grupo este organizador gráfico para escrever as informações que eles coletam. Está disponível como PDF para esta lição, ou como uma atividade interativa online.
As apresentações de grupo devem ser realizadas como se fosse uma convenção de arqueólogos tentando juntar um retrato da evolução da vida e da escrita na antiga Mesopotâmia, combinando o trabalho de todos os grupos. Atribua um artefato a partir da lista a seguir para cada grupo:
Quando cada grupo completou sua investigação do artefato, reuniu suas evidências, compilou e apresentou suas hipóteses, peça à classe que discuta e discuta as seguintes questões:
Que imagem da civilização na Mesopotâmia antiga surge das hipóteses combinadas dos grupos? Quais os artefatos que o grupo considera como exemplos do uso mais sofisticado da escrita? Que perguntas essa convenção dos arqueólogos quer explorar agora sobre a antiga Mesopotâmia?
Se você tiver tempo na sua classe, os alunos podem tentar confirmar suas hipóteses e aprender mais sobre a vida na Mesopotâmia através do recurso EDSITEment Odyssey Online. A exposição Ancient Near East, projetada para estudantes do ensino médio, oferece informações (incluindo imagens de artefatos) sobre pessoas, mitologia, vida diária, morte e enterro e escrita.
Avaliação.
Usando o que aprenderam sobre os símbolos e sua evolução, os alunos devem poder colocar os seguintes artefatos na ordem cronológica de sua criação. Aqui estão em ordem cronológica. Apresentá-los aos alunos em ordem aleatória.
Tableta administrativa (3100-2900 aC) do recurso EDSITEment Metropolitan Museum of Art. (Nota pictografia de cevada.) Registro do campo a ser colhido (c. 2000 aC) disponível através da biblioteca pública da Internet EDSITEment-reviewed. (Menos representacional, mas note o uso de linhas que não aparecem em verdadeiro cuneiforme.) Promissory Note for Barley (554 aC) disponível através do recurso de rede EDSITEment revisado na Internet Public Library. (Todas as cunhas de cuneiformes.)
Quais os motivos dos alunos para colocar os artefatos na ordem que escolheram? Peça aos alunos que escrevam uma explicação sobre por que eles colocaram os exemplos na ordem que escolheram.
Se você tiver tempo, você pode querer buscar uma peça de avaliação alternativa ou adicional com sua classe. Cada aluno deve compor um breve ensaio de não mais do que uma página, explicando como a escrita era importante para o desenvolvimento da civilização na antiga Mesopotâmia. Como a escrita foi útil para a manutenção de registros, questões legais, transmissão de história e histórias para as gerações futuras e outras atividades representadas nos artefatos que os alunos analisaram? Por que a escrita da imagem seria difícil de usar para alguns desses propósitos?
Estendendo a lição.
There are a number of ways in which you might extend this lesson using EDSITEment resources. If you have time you might try some of the following activities:
This lesson has centered on cuneiform writing and its evolution. Mathematics also flourished and developed in ancient Mesopotamia. For example, ancient Mesopotamia is the place where the concept of value and the zero were invented. Students can learn more about cuneiform numerals and the Babylonian system of Base 60 with the online exhibit Sumerian and Babylonian Numerals from The School of Computing and IT, both links from the EDSITEment resource The Oriental Institute: The University of Chicago. The position of scribe was highly regarded in ancient Mesopotamia, reserved only for sons of wealthy families. Interested students can Explore the World of a Scribe, also available through the EDSITEment web resource The Oriental Institute: The University of Chicago. Budding archeologists can test their skill online using the Puzzle Challenge: Putting Artifacts Back Together, also available through the EDSITEment web resource The Oriental Institute: The University of Chicago.
Selected EDSITEment Websites.
O básico.
4-5 class periods.
Subject Areas Literature and Language Arts > Place > Ancient World History and Social Studies > World > The Ancient World (3500 BCE-500 CE) Literature and Language Arts > Place > Other Skills Critical analysis Critical thinking Discussion Gathering, classifying and interpreting written, oral and visual information Historical analysis Interpretation Making inferences and drawing conclusions Map Skills Textual analysis Using archival documents Authors David Kleiner (Rydal, PA)
The Mesopotamian basin was the birthplace of writing. The Cuneiform writing system developed here was the first form of communication beyond the use of pictograms.
Closer Readings +
A blog for and about the humanities in the classroom: literature, social studies, language, art and culture, and more.
Mantenha informado.
Get updates on new lesson plans and other resources.
EDSITEment! is a project of the National Endowment for the Humanities.

Sumerian Foreign Trading Connections.
1. Because of the need of the resource-poor Mesopotamian societies to acquire raw material for construction, textile production and manufacture of symbols of rank, a wide trading network developed around and through the Iranian Plateau.
2. This commercial system included maritime and terrestrial routes that transported raw resources from the east in return for finished products (textile) and grain.
3. The traffic appears to have been somewhat one-sided with most recorded commodities flowing from east to west into Sumer. This may be because the textile and grain transported to the east have mostly perished and that the potentially largest trading partner, the Indus Valley civilization, was self-sufficient in these commodities.
4. Although archaeological information remains sparse, it appears that the civilization of Central Asia also participated in the broader commercial connections. Materials originating to the east and south appear in the early Kopet Dag and later BMAC towns while BMAC seals have been found on the Iranian Plateau and Persian Gulf..
Land Routes.
1. Terrestrial traffic from the east crossed the Iranian Plateau, utilizing the scattered towns of the area as caravan rest sites as sources of specialized production, and possibly as shippers themselves. Thus Tepe Yahya produced and worked chlorite, Shar-I-Sokhta produced lapis lazuli and Mundigak was a funnel for commodities from Afghanistan and the Indus region.
2. This traffic supported the existence of local elites in the Iranian Plateau towns. These drew on the prestige and economic power provided by control of the traded value items and monopolization of distribution to enhance their own political positions. There thus developed a mutually re-enforcing relationship between the leaders of Mesopotamia and those of the towns of the Iranian Plateau.
Maritime Traffic: Commercial sea routes connected Mesopotamia with the east .
1. The eastern maritime traffic, probably emerging in the later Early Dynastic Period, describes a pattern that is generally similar to the terrestrial network with societies geographically intermediate between Indus and Sumer acting as producers of their own specific raw resources and /or acting as shippers in the wider traffic from the Indus region and possibly coastal Iranian centers.
2 Textual evidence from the Akkadian and Ur III periods (ca 2340-2000) mentions intensive involvement of Sumerian cities and unified states with the Gulf. Indeed Narim Sin asserts that he conquered Maggan and invaded Iran. The texts also mention ships from Maggan sailing via Dilmun to Akkad and the presence of colonies of Muluhhan traders living in southern Sumerian cities. Archaeologically, this contact is supported by the recovery of numerous Indus seals from Sumerian contexts.
The participants.
1. Meluhha (Indus Valley )
This traffic would have commenced in the later Early Dynastic Period and continued beyond the end of Ur III, the period when the Indus Valley Civilization flourished.
Maggan probably refers to the area on both sides of the Persian Gulf near present-day Oman. Texts refer to it as an area that produced copper ores fro shipment north. Recent archaeological research in Oman has identified a flourishing society of this time with considerable copper working and many.
Dilmun and Indus Valley seals. This is probably Sumerian Maggan.
3. Dilmun (Bahrain and Failaka)
Dilmun was a flourishing commercial society that possessed a similar, though distinct, material culture to Sumer. Dilmun probably used the same language – numerous cuneiform tablets of Sumerian writing have been found on Bahrain and Failaka Islands.
The Dilmun authorities built temples and administrative architecture of ashlar masonry unlike the mud-brick construction of the Sumerian cities. They used circular stamp seals that have also been recovered from Sumer, the Iranian Plateau and the coastal Indus Valley port of Lothal.
Because Dilmun possessed no raw resources of its own it probably imported Mesopotamian food resources in return for acting as the principal transporter along the sea lanes that connected Sumer, Maggan and the Indus region.
Early contact with Egypt.
1. The Egyptian connection represents an exception to the better-known eastern maritime connections. While there is no doubt that Mesopotamian influence was widespread, especially in Upper Egypt, in the Late Uruk period, the nature of the contact is still uncertain. Influence appears strongly in the emerging symbols of power at a time when the Pharaonic state was being formed and clearly played an important role in signaling (and possibly shaping) Late Predynastic Egyptian dominant ideology. It is not absolutely certain if the route of this contact was solely via Syria to the mouth of the Nile, by land traffic through the Levant, or via the Red Sea directly into Upper Egypt. Neither is it certain if this contact occurred as part of reciprocal commercial activity (for which there is no known Mesopotamian archaeological evidence) or accompanied some other, currently unknown, initiative.
2. In post-Uruk later periods there seems to have been little direct contact between Egypt and Sumer. While lapis lazuli found its way to Egypt from Afghanistan by means of the commercial route that long connected Byblos in Lebanon with the Nile Delta, there was no more formal contact until the great imperial period and widespread associated diplomatic and commercial activity of the Middle and Late Bronze Ages.

Mesopotâmia antiga para crianças.
Comércio e Comércio.
A terra da Mesopotâmia não possuía muitos recursos naturais, ou pelo menos não possuíam os pedidos durante esse período. Então, para obter os itens que eles precisavam, os Mesopotâmios tiveram que negociar.
Na parte sul da Mesopotâmia, foram construídas docas ao longo dos lados dos rios, de modo que os navios pudessem facilmente encaixar e descarregar seus bens comerciais. Os comerciantes trocaram alimentos, roupas, jóias, vinhos e outros bens entre as cidades.
Às vezes, uma caravana chegaria do norte ou do leste. A chegada de uma caravana de comércio ou navio comercial foi um momento de celebração.
Para comprar ou negociar esses bens, os antigos Mesopotâmios usaram um sistema de troca. Mas eles também usavam dinheiro. Eles não usavam papel-moeda ou moedas. Usaram cevada para comércio local. Como a cevada era pesada, eles usavam chumbo, cobre, bronze, lata, prata e ouro para comprar "quot; coisas afastadas de sua área local. Você teve que emprestar cevada de um banqueiro de cevada. O banqueiro cobrava muito interesse.

Comércio na antiga Mesopotâmia.
Hannah Kazemi.
Comentários (0)
Por favor, faça o login para adicionar o seu comentário.
Transcrição do Comércio da Mesopotâmia Antiga.
Transporte terrestre.
Mesopotâmios viajaram pela terra e pela água.
Alguns dos métodos mais comuns para viajar em terra eram a pé, por burro, vagões e carrinhos.
Mesopotâmios usavam caminhadas ou burros para transportar gemas menores e mais delicadas.
Ancient Worlds (livro escolar de 7ª série)
O Tigris e o Eufrates no atual Iraque, o rio Nilo no Egito e o rio Amarelo na China foram as primeiras e mais extensas rotas comerciais.
Por volta de 1000 aC, os camelos começaram a ser usados ​​para negociar sobre a terra. Estes eram chamados de caravanas. This is when they began to trade with India.
Os mesopotâmios não tiveram muitos recursos naturais para que eles usassem o comércio para obter as coisas que eles precisavam.
Os sumérios ofereceram lã, pano, joalharia, óleo, grãos e vinho para comércio.
Os tipos de jóias e gemas oferecidas eram como Lapis-lazuli.
A lã que trocavam era de animais como ovelhas e cabras.
Mesopotâmios também trocaram cevada, pedra, madeira, pérolas, cornalina, cobre, marfim, têxteis e juncos.
Onde eles foram negociados.
Mesopotâmios negociados em todo o Mediterrâneo, Irã moderno, Ásia, Arábia e Índia.
Transporte na água.
Ao viajar na água, os Mesopotâmios viajaram por barcos do rio, barcos do golfo, canoas e jangadas.
Quando os mesopotâmios viajaram pela água, eles trouxeram os itens mais pesados ​​com eles, como grãos pesados, óleo e vinho.
Moeda na antiga Mesopotâmia foi chamado de Shekel, que era uma moeda de prata, ouro ou cobre.
Os babilônios foram os primeiros a usar Shekels, e eles trocaram Shekels por bens.
Os sumérios usaram um sistema de troca para comprar e vender bens. Eles trocaram seus bens e serviços por outros bens e serviços de que precisavam.
Sistema de manutenção de registros.
O que eles negociaram.
Caravanas e navios que navegavam no Mediterrâneo trouxeram pedra de construção da África, cobre de Chipre, ouro do Egito e cedro do Líbano.
Através do comércio e das viagens, os Mesopotâmios aprenderam sobre outras línguas, religiões e invenções.
Como os agricultores aprenderam a irrigar suas terras e cresceram mais alimentos do que podiam comer, começaram a comercializar alimentos de suas colheitas.
Criação de cidades.
Babilônia prosperou como um centro comercial porque estava no centro das principais rotas comerciais.
Quando as caravanas de camelos começaram a ser usadas nas rotas comerciais sobre a terra, novas cidades de rota comercial foram criadas onde quer que os comerciantes precisassem parar.
Também foram criadas cidades onde as rotas terrestres e marítimas se reuniram para criar portos.
Essas cidades eram onde comerciantes de diferentes lugares trocaram informações e aprenderam sobre outras culturas.
Enquanto muitas pessoas ainda trabalhavam como fazendeiras no país, na cidade uma pessoa poderia crescer para trabalhar em vários trabalhos diferentes, como sacerdote, escriba, comerciante, artesão, soldado, funcionário público ou trabalhador.

O Sistema de Negociação da Mesopotâmia.
eric chanko.
Comentários (0)
Por favor, faça o login para adicionar o seu comentário.
Transcrição do Sistema de Negociação da Mesopotâmia.
sistema de comércio Um projeto de pesquisa em.
sistema de negociação Conclusão Os Sumérios seus desenvolvimentos O comércio começou quando.
As pessoas aprenderam a irrigar a terra. Os sumérios tinham um enorme zigurato.
no meio da cidade e fora.
em torno das muralhas da cidade, eram fazendas. Primeiro para descobrir como irrigar terra Desenvolveu a escrita cuneiforme para manter registros.
de comércio, impostos, ect. O que eles tinham a ver com o Trading? Nosso objetivo Como fez.
Trading Start? o que era.
de negociação? O que fez o.
os mesopotâmios fazem isso.
sociedade afetada.
neste mesmo dia, porque é.
civilização [Irrigação ---- agricultura] Eles vieram então para.
entendendo que o.
as sementes são o "bebê" do.
Também leva algum tempo.
até crescer Existem muitas teorias sobre como.
they learned to irrigate land Their abundance of food led to increase of population and Turning The summerians.
para ser classificado como a primeira cidade no mundo Desenvolveu uma espécie de comércio chamado "trocas"
(Troca de bens diretamente) Fontes fsmitha / h1 / ch01.htm (Cuneiform é a escrita mais antiga encontrada a partir de 35 séculos atrás.) FARMING THE SUMERIANS Fatos interessantes !! A área da mesopotâmia.
era uma grande planície, algumas perguntas a serem consideradas. Água Nutrição solo Nutrição: luz solar obstaculiza eles.
agricultura, mas quando começou a agricultura? Como a agricultura tem algum relacionamento com a negociação? - Os verão podem ter sido os primeiros a cultivar perfeitamente, mas ninguém sabe qual civilização começou a cultivar. (Por perfeito, quero dizer, como eles descobriram o quê?
eles tiveram que fazer para que as plantas crescessem) - Aprenderam que tiveram que dar água para a planta - Aquecê-lo diariamente Como é claro que eles não tinham lixeiras naquela época, então eles obviamente o jogaram no chão e por fazendo isso, eles aprenderam que algumas coisas poderiam ajudar a cultivar a planta. Eles aprenderam que tinham que enterrar as sementes. Eles também aprenderam que as plantas plantadas sob solo preto cresceram melhor. Aprenderam que as plantas não cresceram bem sob a sombra, então eles tiveram que plantá-la sob a luz solar e funcionou. Depois de cultivar por um tempo e aprender a trocar Depois de descobrir a agricultura Antes que os sumerios descobrissem a agricultura A população Summerians Inventou a roda Inventou o primeiro sistema de escrita Aprendeu a fazer cerveja Como a invenção da roda ajudou os Summerians? Inventou os oleiros.
roda Fez panelas de argila Isto não as fez.
dependente de não.
vivem ao lado de uma fonte de água. Usou-o para criar o.
primeiro veichles Usou o.
chegar a lugares distantes Fatos interessantes - então, a negociação não seria possível sem.
porque sua civilização precisava de comida suficiente para trocar, de modo que eles não conseguissem nada menos.
e ainda tem comida suficiente para eles mesmos. As caravanas eram.

No comments:

Post a Comment